Picape Montana com mais opções na linha

Versões Arena e Sport 1.4 chegaram para preencher

Chevrolet Montana 1.4 Arena | Imagem: Chevrolet

O motor 1.4 Econoflex, da GM, conseguiu o que alguns retoques estéticos e os preços promocionais nunca fizeram para a linha Corsa: elevaram as vendas de modelos que pareciam caídos no ostracismo. Corsa, Meriva e a Montana encontraram novo espaço no mercado, sobretudo os dois últimos. A minivan passou a vender mais que o Fiat Idea, e a picape fez o mesmo com a Saveiro.

Mas é um mistério entender por que a GM não aproveitou esse sucesso para ampliar a oferta de versões na Montana. Hoje a Conquest, modelo mais vendido da linha, com preço a partir de R$ 29 102, responde por 97% de participação. Mas quem buscasse um pouco mais de equipamentos e itens de acabamento, precisaria gastar R$ 15 mil a mais para levar a Sport 1.8, a top de linha – mesmo preço de um Astra 2.0.

Até o diretor de marketing da montadora, Gustavo Colocci, reconheceu que a Montana merecia novas versões intermediárias há mais tempo. “Precisamos ser mais rápidos”, disse ele ao AUTOO.

Como não dá para recuperar o tempo perdido e a concorrência anda se renovando e ampliando as versões oferecidas, a chegada da Montana Arena e Sport 1.4 deve elevar, segundo a marca, em mil unidades os emplacamentos mensais da picape.

A maior parte (600 unidades) deverá vir da Arena, um kit opcional da Conquest que traz direção hidráulica, ar condicionado, regulagem elétrica dos faróis, alarme, capota marítima, faróis de neblina e diversos itens visuais como santantônio, rodas de alumínio aro 14, faixas laterais e traseira com a inscrição Arena, máscaras negras nos faróis e carenagem nos pára-lamas.

O resultado é um modelo com ar mais off-road, mas pronto para o trabalho. Não deixa de lembrar justamente a extinta versão Off-Road, mas a Arena sai por um preço bem menor: R$ 35 087.

Já a Sport 1.4 tem como diferença básica apenas o motor 1.4 Econoflex, de 105 cv. No resto ela oferece os mesmos itens conhecidos Sport 1.8. Essa, no entanto, para não perder o sentido, vem agora com ABS e airbags de série. A diferença de preço, entretanto, é considerável – R$ 38 787 contra R$ 46 383.

A GM acredita que essa versão acrescentará 400 exemplares por mês no total de emplacamentos – a Sport 1.8 responde por meros 80 carros. Perguntado se a GM planeja versões de cabine estendida ou mesmo dupla, como a Strada, Colocci negou veementemente: “para esses clientes, temos a S10”.

Que a Montana não terá essas versões é bastante óbvio já que em 2010 tudo indica que a atual picape dará lugar a uma versão utilitária do hatch Agile. Aí, sim, quem sabe a GM reveja esse conceito de picape com cabine maior.

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