A gama Cayenne vai ficando mais completa. Depois dos V8 de 400 cv e 500 cv (Turbo), o utilitário esportivo ganha motores mais “mansos”. O bloco 3.6 litros V6, quando movido a gasolina, produz 300 cv e consegue, segundo a Porsche, alcançar a média de 10,1 km/l – cerca de 20% a menos do que a geração anterior. Acoplado ao câmbio automático Tiptronic S de oito velocidades, faz de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, chegando à velocidade máxima de 230 km/h. As grandes novidades desse modelo são o sistema Auto Start Stop, que desliga e religa o motor conforme a demanda, e a opção de câmbio manual, de seis marchas.

O mesmo bloco 3.6 V6 também equipa a versão a diesel do Cayenne, mas aqui com 240 cv. O câmbio é o mesmo Tiptronic S, de oito velocidades – única opção para esse modelo. De acordo com a Porsche, a nova Cayenne faz 13,5 km com um litro de combustível, também 20% mais econômica que a antiga geração. A velocidade máxima aqui é de 218 km/h, enquanto o 0 a 100 km/h é percorrido em 7,8 segundos. O Cayenne com motor V6 estreia no Brasil no Salão do Automóvel, em outubro.

Rodrigo Mora

|