Dizem que o Porsche Cayman com seu motor traseiro-central, posição ideal para se obter o melhor equilíbrio, tem seu ímpeto contido para não ofuscar o 911. Agora, perto do final de sua produção, a fabricante de Stuttgart decidiu revelar parte do potencial oculto no carro com a série especial Cayman R. Com lançamento anunciado para o Salão de Los Angeles, o esportivo estreia no mercado europeu em fevereiro de 2011 com preços em torno de € 80.000 (cerca de R$ 187.300, sem taxas).

O motor da máquina é o 3.4 boxer que justifica o sobrenome “R” da versão com 10 cv a mais em relação ao Cayman S, chegando ao total de 330 cv. O resultado, claro, é mais velocidade. Segundo a Porsche, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4s7 e atinge 282 km/h na opção com câmbio manual de 6 marchas e 280 km/h na variante com transmissão PDK de 7 marchas e dupla embreagem. Para complementar o alto desempenho, o cupê também ficou 55 kg mais leve, marcando 1.295 kg na balança.

Um carro assim merece um visual incrementado. Para provar sua esportividade, o Cayman R exibe rodas aro 19” iguais às do 911 GT3, um dos carros mais esportivos da marca alemã. Já a parte lateral do veículo traz o clássico logotipo da empresa. Vale o destaque ainda para a suspensão com afinação mais esportiva para uso em circuitos. A parte interna, porém, manteve-se inalterada.

Thiago Vinholes

|