A China hoje é segundo maior mercado da Porsche, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Somente em 2010 o crescimento da marca no país foi de 60% com mais de 14.000 carros vendidos – o plano para este ano é vender mais de 20.000. E isso tudo aconteceu em apenas 10 anos. Para celebrar a ocasião a fabricante laçou a série especial “10 Year Anniversary Edition”, baseada no 911 Turbo S com transmissão PDK de dupla embreagem.

Limitada em apenas 10 unidades, a versão tem como grande destaque a pintura dourada contrastando com o preto do capô e aerofólio, que aliás são de fibra de carbono. Cada unidade do carro, devidamente enfeitada com uma plaqueta de numeração, custa cerca de R$ 870.000 na China. O veículo ainda traz rodas aro 17” com desenho retrô. Já o motor da máquina é o conhecido bloco 3.8 boxer (6 cilindros contrapostos) com 530 cavalos de potência.

A Porsche já está no Brasil há quase 20 anos, mas nunca ofereceu uma versão especial exclusiva para consumidores no país. O motivo é o baixo volume de vendas da marca por aqui em relação ao aquecido mercado chinês. Recentemente a fabricante bateu recorde de vendas mensal em território brasileiro ao vender 140 veículos em abril deste ano.

Thiago Vinholes

|