Grande parte do avanço recente dos carros da Volkswagen deve-se há uma série de novas tecnologias criadas pela Audi (a marca pertence ao Grupo VW), como o câmbio de dupla embreagem e o sistema de injeção direta de combustível. Acontece que a Porsche (outro braço do conglomerado) nesse meio tempo criou aparatos ainda mais avançados e a Volks, claro, já está de olho.

Segundo aponta reportagem da agência Automotive News, Martin Winterkorn, CEO do Grupo VW, quer a Porsche ao lado da Volkswagen na criação de sua nova geração de carros esportivos. Interessam a marca mãe as plataformas e o conhecimento sobre motores nas posições central e traseira da empresa especializada em veículos de alta performance. Dessa união pode nascer o primeiro superesportivo da Volks, como aponta a fonte, além de outros modelos voltados à esportividade.

Mas além de desenvolver carros melhores, o principal foco da parceria é a redução de custos para a criação de novos componentes. De acordo com a publicação, a VW espera reduzir entre 20% e 30% os investimentos para o desenvolvimento de carros esportivos para os próximos anos.

Thiago Vinholes

|