Primeiro Jeep Renegade é produzido no Brasil

SUV compacto estreia nova fábrica do grupo Fiat-Chrysler no país, que já conta com três mil funcionários

Primeiro Jeep Renegade foi concluído em Goiana, Pernambuco | Imagem: Divulgação

Após montar 250 unidades de testes desde outubro passado, a fábrica da Fiat-Chrysler na cidade de Goiana, no interior de Pernambuco, completou nesta quinta-feira, 19, o primeiro exemplar de série do SUV Renegade, da Jeep. A partir de agora, a unidade, a mais moderna do grupo no mundo, produzirá o primeiro lote de veículos para o lançamento do modelo, que deve ocorrer em abril.

Nessa primeira fase, a fábrica de Goiana, a cerca de 40 km de Recife, produzirá apenas o modelo da Jeep, inclusive, os funcionários da unidade usam uniformes com o logo da marca americana, mas no segundo semestre sairá de lá uma inédita picape de porte compacto para médio para a Fiat.

O projeto da fábrica, aliás, prevê produzir anualmente cerca de 400 mil veículos, praticamente metade da capacidade de Betim, em Minas Gerais, hoje a maior planta da marca italiana no mundo.

120 concessionárias

O projeto da fábrica pernambucana existe desde o final de 2010. Na época, a montadora aproveitou uma brecha na legislação para obter incentivos fiscais para instalação da unidade no estado, mas originalmente o local escolhido era em Suape, próximo ao porto do mesmo nome. Posteriormente, a fabricante alterou a localização para Goiana, uma pequena cidade ao norte da capital.

A previsão original era de iniciar a produção em 2014 com um modelo subcompacto, mas tempos depois, a montadora refez os planos e definiu a unidade pernambucana como base de modelos mais sofisticados e de outras marcas do grupo criado após a união com a Chrysler.

O lançamento do Renegade marcará essa ofensiva em território brasileiro. Para dar conta da possível demanda, a FCA abrirá cerca de 80 revendas da Jeep em abril, totalizando 120 pontos de vendas. A expectativa é que o Jeep seja o SUV compacto mais vendido do país.

O Renegade será vendido com dois tipos de motores, uma versão melhorada do E.torQ 1.8 flex, e um turbodiesel 2.0, três tipos de transmissões e outros três de tração – as versões serão a Sport, Longitude e Trailhawk, esta última 4x4. Acredita-se que o modelo custará entre R$ 65 mil e R$ 120 mil, dependendo do pacote.