Ainda afirmando que o problema não está no carro, mas sim no tapete não original, a Toyota começa hoje o recall do Corolla, que ela prefere nomear de “Campanha de Chamamento”. Os proprietários de modelos fabricados a partir de março de 2008 já podem agendar seu serviço, que consistirá em verificar e, eventualmente, fixar o tapete original de fábrica. Caso o cliente chegue lá com um tapete que não seja o da Toyota, a concessionária orientará o consumidor sobre a importância da utilização do tapete original e o alertará sobre os riscos de usar uma peça fora das especificações.

Num segundo momento – sem data definida para começar – a Toyota inicia a “colocação nos veículos de avisos de segurança sobre uso e fixação dos tapetes genuínos, além da entrega e explicação de um encarte no manual do proprietário relativo ao uso e à fixação do tapete original e a eventual substituição do tapete não genuíno pela peça genuína”, como diz seu comunicado. Até que se cumpra o recall, a montadora japonesa orienta os consumidores a retirarem o tapete do motorista do carro, a fim de evitar possíveis acidentes até que a peça seja verificada.

Segundo a Toyota, 107.000 veículos estão envolvidos no recall, de acordo com as seguintes numerações de chassis:

Corolla Altis/ XEi (equipados com motor 2.0):
a partir de 9BRBD48EXB2500008

Corolla XEi, SE-G, XLi e GLi (equipados com motor 1.8):
a partir de 9BRBB48EX95000543

Corolla XLi (equipado com motor 1.6):
a partir de 9BRBC42E095000511

A Toyota disponibiliza o telefone 0800-7030206 e seu site para mais informações e esclarecimentos.

Rodrigo Mora

|