Bastou divulgarmos nosso especial sobre picapes que uma excelente notícia foi divulgada nesta quinta-feira (30). A Renault acaba de apresentar na Colômbia a versão final da Alaskan, modelo que vai marcar sua entrada no segmento de picapes médias, hoje dominado no Brasil pela Toyota Hilux.

Desenvolvida pelas equipes da França, Japão e América Latina, a Alaskan quer se diferenciar dentro do segmento pelo design mais caprichado (bem próximo ao conceito de 2015), a robustez e o conforto ao rodar. A suspensão traseira multibraço, algo raro de se ver no segmento, promete ser um atributo importante do modelo. Esse tipo de configuração oferece um nível maior de qualidade dinâmica e eficiência na absorção de imperfeições do asfalto, porém raramente é encontrado em utilitários capazes de levar 1 tonelada na caçamba como a Alaskan.

Para as atividades fora do asfalto, a Renault destaca como atributos a boa distância em relação ao solo de 23 cm e o desenho da carroceria especialmente pensado para favorecer os ângulos de ataque e saída. A picape será capaz de rebocar até 3,5 toneladas e mostra que a Renault soube projetar o produto com cuidado. A caçamba, por exemplo, traz protetor reforçado, resistente aos raios ultravioleta, com acabamento antideslizante e repelente a água. O compartimento para carga também traz suporte para bicicleta, ganchos para fixação da carga e tomada 12V.  

 
 
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
 
Renault Alaskan 2017
Renault Alaskan 2017
 
 

O conforto para os passageiros foi bem calculado na Alaskan e a Renault anuncia que os ocupantes do banco traseiro terão uma distância de 589 mm entre o encosto dos bancos dianteiros e o assento traseiro, portanto uma boa área para pernas e joelhos. Outro ponto que a marca destaca é a inclinação do encosto traseiro, de 23º, bom para garantir uma acomodação mais relaxada. Para os passageiros da frente, a Alaskan oferecerá bancos com regulagem elétrica em 8 posições nas versões mais caras. O ar-condicionado digital terá duas zonas e saídas de ar para o banco traseiro.

Assim como a Volkswagen Amarok atual, a Renault apostou no downsizing para o motor. A Alaskan é movida por um 2.3 biturbo a diesel disponível em versões com 160 cv e 190 cv. Dependendo do mercado, a Alaskan também será oferecida com um 2.5 a gasolina de 160 cv. Ela contará com tração 4x2 ou 4x4 (incluindo reduzida) e os câmbios poderão ser um manual de 6 marchas ou um automático de 7 velocidades.

Na área de conforto e conveniência, a Alaskan terá uma central multimídia com tela de 7” e navegador integrado. As versões mais caras terão chave presencial para abertura de portas e partida do carro além de um interessante recurso que permite monitorar 360º ao redor do carro, semelhante ao que o Nissan Kicks vai estrar por aqui. A tecnologia é muito interessante, em especial em um veículo de grande porte como uma picape média.

Atualmente produzida no México, a Alaskan também sairá das fábricas da Renault na Argentina, de onde chegará ao Brasil, e Espanha. O primeiro mercado que vai contar com a Alaskan nas lojas será a Colômbia, marcando a força do segmento em nossa região. Com um mercado para este tipo de veículo crescendo cada vez mais, a Renault projeta que a participação das picapes médias vai saltar de 17% para 19% entre 2014 e 2019. Já o segmento abaixo, hoje representado por Renault Duster Oroch e Fiat Toro, passará de 3% neste ano para 35% até o fim desta década. Em 2015, as picapes médias abocanharam 17,4% das vendas de veículos novos na América Latina. 

É quase certo que a Alaskan seja um dos destaques da Renault no Salão de São Paulo, em novembro, sendo que a marca anuncia o início das vendas no Brasil somente a partir de 2018.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |