Palco de destaque das marcas francesas, a Renault por meio de sua subsidiária de baixo custo Dacia, apresentou novidades para a gama Sandero, Logan e Duster no Salão de Paris.

Como já havíamos antecipado aqui no AUTOO, o Logan e o Sandero (incluindo a versão “aventureira” Stepway) ganharam novidades no conjunto óptico dianteiro e traseiro, além de iluminação diurna por LED para os faróis. O conjunto de lanternas, por sua vez, passa a contar com um jogo de luzes baseado em três quadrados iluminados.

Tanto o Logan quanto o Sandero passam a contar com novos para-choques que “realçam o aspecto robusto” dos modelos, destaca a Dacia no comunicado de imprensa. A grade dianteira de ambos, por sua vez, recebeu um pequeno detalhe cromado para conferir um aspecto mais refinado aos modelos de entrada.

Sem muitas evoluções na parte interna, o hatch e o sedã receberam apenas um novo volante com 4 raios, o qual conta com textura Soft Feel nas versões mais caras dos modelos. O console central e as malduras das saídas de ar também passam a contar com novo acabamento mais nobre.

Entre os motores, a Dacia destaca a inclusão do novo propulsor 1.0 com 3 cilindros de 76 cv. Ele também conta com start-stop, sistema que desliga o motor quanto o carro encontra-se parado, e promete uma boa economia de combustível.

A grande evolução para o Duster relevada em Paris, por sua vez, fica por conta do câmbio EDC (Efficient Dual Clutch), uma caixa de dupla embreagem com 6 marchas. Pelo menos na Europa, a novidade será oferecida no Duster em conjunto com o motor 1.5 turbodiesel e 1.2 TCe a gasolina, o que fará dele um dos SUVs automáticos mais baratos da Europa. Segunda a Dacia, “o câmbio automático não é mais um luxo e passou a ser uma necessidade nos grandes centros urbanos”. O Duster automático conta apenas com tração dianteira.

Vale destacar que o Duster também recebeu melhorias pontuais no design e acabamento interno, assim como os irmãos Logan e Sandero, como novas rodas de liga leve, lanternas e opção de câmera de ré nas versões mais caras. Procurada pelo AUTOO, a Renault não confirma a atualização no Logan, Sandero e Duster por aqui, mas é certo que as novidades deverão chegar ao trio também produzido aqui dentro de um ano. Já a transmissão de dupla embreagem pode demorar um pouco mais, contudo também deverá estar nos planos da marca pelo bom compromisso entre conforto e economia de combustível que ela proporciona.

 
 
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
Dacia Duster 2017 (mercado europeu) com câmbio de dupla embreagem
 
Dacia Duster 2017 (mercado europeu) com câmbio de dupla embreagem
Dacia Duster 2017 (mercado europeu) com câmbio de dupla embreagem
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
 
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
Dacia Sandero Stepway 2017 (mercado europeu)
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |