A Renault apresentou dois destaques elétricos no Salão de Paris, o Twizy e o Renault ZOE. Ambos são baseados em veículos de série que serão comercializados no segundo semestre de 2011 e em meados de 2012. A base do ZOE é a do novo Clio e a do Twizy é a do novo Twingo.

O compacto está equipado com um motor elétrico de 60 kW, algo em torno de 80 cv. O desenvolvimento do ZOE foi elaborado especialmente para o uso em cidades que apresentam grandes congestionamentos. Sua aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita 8,1 segundos e a sua velocidade máxima pode atingir 135 km/h.

De acordo com a Renault, a autonomia do ZOE é de 160 km. Apesar de ser um pouco baixa, a grande saída do ZOE é a rapidez que ele faz as recargas. Por 10 minutos conectados em uma tomada industrial (220 volts), por exemplo, a sua autonomia em 60 km, sendo necessária meia hora para preencher 80% da carga máxima. Em uma tomada doméstica, a situação fica mais drástica, 6 a 8 horas para preencher toda a carga. Outra vantagem do ZOE é que o usuário pode trocar as suas baterias, como no mesmo processo do botijão de gás ou das antigas garrafas de cerveja.

Redação

|

Veja mais notícias da marca