Primeiro veio o teaser, como você conferiu aqui no AUTOO, e agora finalmente a Renault apresentou de forma definitiva o Kaptur na Rússia. O modelo, inspirado no Captur, conta com uma receita mais simplificada em relação ao primo europeu para se dar bem nos mercados emergentes. 

Até o momento a Renault declara que o Kaptur é um modelo destinado apenas ao país de Lenin, mas é praticamente certo que a marca também inicie a produção dele no Brasil ao longo de 2017. Aliás, ele é um forte candidato para figurar no estande da marca no Salão de São Paulo neste ano. 

A receita do Kaptur é bem interessante. Com 4,33 m de comprimento e 1,81 m de largura, por aqui ele chegará para atuar no segmento que está pegando fogo, o dos SUVs compactos. Um Honda HR-V, apenas como comparação, conta com 4,29 m de comprimento e 1,77 m de largura. Um diferencial importante do Kaptur, caso mantenha a mesma configuração do modelo vendido na Rússia, será a tração integral. O HR-V sequer disponibiliza o sistema como opcional. 

Por aqui o Renault Kaptur deverá ser posicionado em preço acima do Duster, portanto na faixa de R$ 80.000. Com isso, o Duster vai se encarregar de disputar mercado com as versões mais baratas do EcoSport ou até mesmo os “aventureiros” como Volkswagen CrossFox e companhia.

A Renault enfatiza no Kaptur sua boa disposição para enfrentar pisos não muito amigáveis, com altura em relação ao solo de 20 cm (a média do segmento) e bons ângulos de entrada (20º) e saída (31º). A suspensão é reforçada para o uso off-road e o Kaptur conta com diferencial central bloqueável, portanto oferecendo um nível de robustez maior que grande parte de seus concorrentes. 

A capacidade de carga no porta-malas, de 387 litros, pode ser um calcanhar de Aquiles frente aos 437 litros que o HR-V pode comportar. De qualquer maneira, a Renault promete um interior espaçoso para 5 adultos e um bom pacote de itens de série desde a versão de entrada, como chave presencial para abertura de portas e partida do motor, além de central multimídia com navegador e tela de 7”.  

 
 
Renault Kaptur 2016
 
Renault Kaptur 2016
Renault Kaptur 2016
Renault Kaptur 2016
 
Renault Kaptur 2016
Renault Kaptur 2016
Renault Kaptur 2016
 
Renault Kaptur 2016
Renault Kaptur 2016
Renault Kaptur 2016
 
Renault Kaptur 2016
Renault Kaptur 2016
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |