Uma inversão de papeis ocorre na Volkswagen. Em vez de trazer um Jetta sedã atualizado, a marca alemã lançou nesta terça-feira, 23, a Jetta Variant com visual e painel do Golf VI.

A mudança tem uma explicação. A montadora prepara um novo Jetta sedã que será lançado no 1º semestre de 2011 nos Estados Unidos e Brasil. Diferentemente do atual, este receberá mudanças profundas para se adequar ao gosto do americano.

Por isso a perua acabou passando na frente já que sua atualização foi mais simples. Além da frente do hatch Golf, a Variant recebeu o painel desse mesmo modelo. Em compensação, as dimensões internas, portas, laterais e traseiras são idênticas à da geração 5.

Na parte mecânica também não ocorreram surpresas. Continua o conjunto motor 2.5 litro/câmbio automático seuquencial de seis marchas – a suspensão é independente nas quatro rodas.

Mercado fiel

Questionada sobre a pouca demanda do segmento de peruas, a VW tinha a resposta pronta. Acredita, sim, na fidelidade desse cliente que busca versatilidade, mas não abre mão de uma certa esportividade, coisa que as minivans não oferecerem.

Apesar disso, a marca melhorou o pacote de série com a inclusão de bancos de couro, sensor de estacionamento dianteiro e novo rádio touch screen, entre outros itens. E baixou o preço em cerca de R$ 1 200 – agora ela custa R$ 83 990.

A meta da marca é vender pouco mais de 100 unidades por mês, um volume modesto, apesar do preço atrativo.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/