Conforme antecipamos ontem, a Audi revela hoje mais fotos e informações do novo A6, depois de imagens terem "vazado". A principal mudança nesta quarta geração está no visual, que abandona as linhas elegantes e retas da antiga versão para adotar um visual com mais contornos, bem próximo ao do novo A8. Sua estreia oficial será no Salão de Genebra, em março.

O novo A6 carrega a responsabilidade de manter a marca na liderança do segmento, tendo como rivais BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Isso explica a aproximação visual com o sedã maior da Audi. Suas medidas também mudaram: agora o A6 mede 4,92 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,46 m de altura – números que o deixaram menor no comprimento, mas mais largo, mais baixo e com entreeixos maior.

A mudança é mais sentida nos faróis, que ganharam mais contorno e, obviamente, lâmpadas de LEDs. A grade trapezoidal guarda uma semelhança com o menor modelo da marca, o A1, assim como as lanternas, que “caem” nas extremidades. Internamente, destaque para painel que envolve o motorista e a conexão com a internet.

Sob o capô, o novo A6 começa com um 2.0 turbodiesel, de 177 cv e 129 g de emissão de CO2 por quilômetro; passando por dois 3.0, um de 202 e outro de 243 cv. A quarta geração do sedã quebra uma regra: não há, ao menos por enquanto, um bloco V8 a gasolina. Quem o substituiu como mais potente da gama é um 3.0 sobrealimentado, de 298 cv. Em 2012, chega a versão híbrida, com potência de 245 cv. A Audi não informa quando chega a perua e as variantes esportivas do novo A6.

Rodrigo Mora

|