A Toyota segue na líder de mercado nos Estados Unidos, mas sua reputação no país já não é mais a mesma, conforme aponta a recente pesquisa de satisfação do consumidor elaborada pela consultoria JD Power. Segundo o estudo, 50% dos proprietários de carros da marca entrevistados apontaram ter vivido uma “má experiência” com a fabricante, que entre 2009 e este ano foi intimada a fazer o recall de mais de quatro milhões de veículos pelo mundo por conta de um defeito no freio. Em pesquisas anteriores da entidade, casos assim não chegavam aos 10%.

A pesquisa, que contou com a participação de 25.000 donos de modelos Toyota, constatou ainda que 19% dos clientes da marca pensam em trocar de carro por conta da “má reputação” da empresa. No estudo realizado em 2008, a rejeição era de apenas 2%. Já outros 12% dos entrevistados disseram estar “preocupados com o futuro da fabricante”, número que há dois não chegava a 1%.

“A Toyota já resolveu sua questão do passado. É perceptível”, afirma Kerri Wiser, analista da consultoria responsável pelo estudo. Ainda assim, a imagem da marca segue manchada. Em contrapartida, a mesma pesquisa concluiu que a Toyota é a principal referência nos EUA quando o assunto é carro compacto.

Thiago Vinholes

|