A sensação é que o melhor já passou. Assim pode-se definir o mercado de automóveis do país. Depois de recordes consecutivos graças à isenção do IPI, os emplacamentos de veículos começam a perder o fôlego. Em agosto foram mais de 247 mil unidades vendidas, queda de 5,6% em relação a julho, mas 7% superior ao mesmo mês de 2008.

No acumulado do ano são mais de 1,91 milhão de unidades, crescimento de 3,9% - incluídos aqui apenas os automóveis e veículos comerciais leves. Entretanto, este mês pode ver um reaquecimento momentâneo dos emplacamentos, isso porque no dia 1º de outubro acabará a isenção do IPI determinada pelo governo federal. De maneira progressiva, o imposto passará a ser cobrado até atingir os mesmo níveis de antes da crise em janeiro de 2010.

Poucas exceções positivas

Com novidades em suas linhas, Honda e Kia contrariaram a tendência de queda e tiveram volume superior em agosto. A marca japonesa lançou o sedã City, que logo no mês de estréia emplacou 2 538 carros, figurando em 29º lugar no ranking. Com isso, a Honda viu suas vendas subirem 18% em relação em julho. O número só não foi melhor porque o crossover CR-V vendeu apenas 85 exemplares, provavelmente devido à mudança na linha de montagem no México.

A Kia, por sua vez, aproveitou a chegada do Soul para atingir um volume há muito não conseguido. Foram 2 238 unidades, alta de 9% se comparado a julho. Por falar em coreana, mais uma vez a Hyundai subiu sua posição no ranking. Embora tenha experimentado uma queda em seus emplacamentos, a marca asiática vendeu mais que a Peugeot e fechou agosto na 8ª colocação.

Entre as marcas premium, a BMW segue impressionando. Foram 449 carros vendidos, o que a coloca como a mais vendida entre os modelos mais sofisticados. No total anual, a empresa é a 15ª colocada com 2 483 vendas.

No bloco da frente, nenhuma mudança significativa. Fiat, Volkswagen e Chevrolet tiveram quedas parecidas, em torno de 10%. Entre os 10 carros mais vendidos, apenas o Ka vendeu mais que em julho: 7 888 contra 7 502 unidades. O destaque entre os 30 primeiros do ranking foi o veterano Astra que cresceu 56% graças ao bom pacote de equipamentos. Na contramão ficou o Logan, da Renault. O sedã compacto viu suas vendas caírem 24%, seguido do Meriva, Fiesta Sedan e Civic.

Confira as marcas e carros mais vendidos em nossas páginas especiais de ranking:

Os carros mais vendidos em agosto

As marcas mais vendidas em agosto

Os carros mais vendidos em 2009

As marcas mais vendidas em 2009

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/