Elétricos, Nissan Leaf e Chevrolet Volt começam a ser vendidos

Os primeiros carros elétricos produzidos em série começam a ser vendidos nos EUA. Primeiro foi o Nissan Leaf, entregue a um morador da Carolina do Norte, que pagou US$ 25.280 pelo modelo. Logo em seguida foi o Volt, a grande aposta da Chevrolet na eletrificação veicular. Custando US$ 32.780, o Volt tem um motor a combustão que abastece o propulsor elétrico, enquanto o Leaf só se recarrega na tomada e pelos freios regenerativos. Enquanto a autonomia do japonês vai até os 160 km, o norte-americano roda 80 km antes que o motor a combustão entre em ação. 

Fiat fecha ano na liderança, assim com o Gol

A Fiat na liderança do mercado nacional e o Gol como carro mais vendido do Brasil são dois fatos que estão virando regra. Até o fechamento desta retrospectiva, a marca italiana havia vendido no Brasil 681.095 carros e comerciais leves, enquanto a VW, segunda colocada, emplacou 623.465. Já o Gol, que chegou a ser ameaçado durante alguns meses pelo Uno, comercializou até novembro 263.982 unidades, contra 200.638 do arqui-rival da Fiat. Neste ano a disputa vai acirrar: as duas lançarão a versão duas portas de Gol G5 e novo Uno.

Fiat confirma nova fábrica em Pernambuco

Desde 1976 a Fiat se segura com sua única planta no Brasil, instalada em Betim (MG). No entanto, com números de vendas cada vez maiores e novos carros a surgir, a marca italiana teve que arrumar espaço para produzir mais. A planta de Pernambuco, instalada no complexo industrial portuário de Suape e que receberá R$ 3 bilhões em investimentos, ficará pronta em 2013 e terá capacidade de 200 mil unidades/ano. De lá, sairá um novo carro, ainda não revelado, que servirá o mercado nacional e a América Latina.

Thiago Vinholes

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