Sua fábrica começou a ser erguida há pouco mais de um mês e sua chegada ao mercado nacional está prevista para o segundo trimestre de 2012. Mas o Etios, como é conhecido até agora, estará no Salão do Automóvel, segundo uma fonte consultada por AUTOO ligada à Toyota.

O compacto, que é o lançamento mais aguardado da marca, sairá da planta de Sorocaba, no interior de São Paulo, que inicialmente produzirá 70.000 unidades ao ano. A Toyota ainda não revelou qual motorização e equipamentos terá o Etios, mas sabe-se que o modelo chegará nas versões hatch e sedã.

RAV 4 4x2: outra novidade da Toyota no Salão do Automóvel será o RAV 4 com  tração 4x2. Cada vez mais intimado com a concorrência, o SUV importado do Japão perderá a tração nas quatro rodas para cair de preço. Atualmente vendido a R$ 107.000, o utilitário deve vir na nova versão por cerca de R$ 90.000. Com apenas 1.240 carros comercializados em 2010, o RAV 4 perde até para o Hyundai ix35, principal lançamento do segmento neste ano, com cinco meses a menos de vendas.

Elétricos e híbridos: assim como o Salão de Paris, o nosso terá propostas ambientalmente recomendáveis – ou seja, elétricos e híbridos. Na Toyota, os representantes do segmento serão o FT-EV e o Prius Plug-in. Este último traz como novidade a substituição das baterias de níquel por um conjunto de íons de lítio, que garantem mais autonomia e podem ser recarregadas na tomada. O híbrido é formado por um bloco a combustão, de 98 cv, e outro elétrico, com 80 cv – combinação que, segundo a Toyota, garante consumo de 57 km/l e apenas 60 g/km de emissão de CO2.

Revelado no Salão de Detroit de 2009, o FT-EV usa plataforma do minúsculo iQ, e suas baterias de ion de lítio abastecem um motor elétrico capaz de levar o compacto a 110 km/h. Infelizmente, ambos não tem previsão de serem lançados no Brasil.

Rodrigo Mora

|