A Honda manterá a discrição japonesa durante o Salão do Automóvel. Durante o evento paulista, serão apenas os híbridos CR-Z e Insight como novidades. No mais, a linha 2011 dos produtos atualmente vendidos, com possivelmente mínimas alterações – caso do City, que perdeu o rádio e a bandeja sob o assento traseiro para justificar a versão DX, R$ 2.000 mais barata.

CR-Z: a Honda garante ser este o primeiro esportivo híbrido do mundo. O design, sem dúvida, condiz com a proposta. Quanto à propulsão, o cupê empresta do Insight o Integrated Motor Assist (IMA), composto por um motor a combustão 1.5 litro de 102 cv e outro elétrico, de 20 cv. A dupla, garante a Honda, alcança 117 g/km de emissão de CO2. O câmbio é manual, de seis marchas.

Insight: essa é a evidente resposta da Honda ao Toyota Prius. Seu motor de 1.3 litro de 88 cv está associado ao um elétrico de 13,5 cv, o que permite ao Insight oferecer consumo médio de 22,7 km/l, com emissões de 101 g/km. Ao contrário do CR-Z, seu câmbio é do tipo CVT, de marchas contínuas. Em maio do ano passado, o Insight liderou as vendas no Japão, com 10.000 unidades comercializadas.

Rodrigo Mora

|