O 26° Salão do Automóvel de São Paulo, encerrado nesse domingo (7), fechou suas atividades com um novo recorde de público. Segundo a Alcântara Machado, empresa que organiza o evento, a feira deste ano contou com a presença de 750 mil visitantes, número muito maior que a expectativa inicial, que era de 625 mil pessoas. Em 2008, a atração recebeu 625.330 visitadores. Os números, porém, ainda são extra-oficiais.

Ao todo, o Salão deste ano reuniu 42 marcas de automóveis, que juntas apresentaram 450 carros no espaço de 76 mil m² no interior do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Tais números também foram superiores ao evento realizado em 2008. O evento deste ano também ficou marcado pelas homenagens a Ayrton Senna, que assim como o Salão de SP, nasceu em 1960. Para celebrar a carreira do celebre piloto de Fórmula 1, dois carros antigos usados por Senna nas pistas foram expostos no Anhembi.

O Salão deste ano também entra para o hall dos maiores eventos de São Paulo, sendo o com maior público pagante da cidade. A próxima feira, ainda sem data e local definido, acontece em 2012, cerca de três semanas após o Salão de Paris, na França. É esperado ainda que a 27° edição do evento seja maior ainda, com mais fabricantes presentes, mais carros e maior público.

Thiago Vinholes

|