A categoria de sedãs compactos “crescidinhos”, inaugurada pelo Logan em 2007, deve ganhar mais um representante. A Volkswagen estaria preparando sua estreia no segmento com o novo Santana, modelo vendido atualmente no mercado chinês. Ele deve chegar ao mercado nacional no ano que vem para incomodar o modelo da Renault, e também o Nissan Versa, Fiat Grand Siena além do Chevrolet Cobalt.

 
 
Volkswagen Santana 2013
 
Volkswagen Santana 2013
Volkswagen Santana 2013
Volkswagen Santana 2013
 
Volkswagen Santana 2013
Volkswagen Santana 2013
Volkswagen Santana 2013
 
Volkswagen Santana 2013
Volkswagen Santana 2013
Volkswagen Santana 2017
 
Volkswagen Santana 2017
Volkswagen Santana 2017
Volkswagen Santana 2017
 
Volkswagen Santana 2017
Volkswagen Santana 2017
 
 

A marca alemã iniciou em janeiro pesquisas junto aos consumidores para avaliar a receptividade do Santana no País, conforme revelou a revista Quatro Rodas. Foi realizado um evento na cidade de São Paulo (SP) com clientes de diversas regiões do território nacional, onde a empresa mostrou o próprio Santana e também seus potenciais rivais, como o Chevrolet Cobalt e Prisma, Fiat Grand Siena, Ford Fiesta Sedan, Honda City e Hyundai HB20S.

No entanto, o Volkswagen Santana apresentado tinha uma série de diferenças em relação à versão oferecida na China, com direito a um design mais atual, aos moldes do Jetta, com nova grade dianteira, faróis redesenhados, para-choques diferenciados, linhas mais marcantes nas laterais e nova tampa do porta-malas. O interior, porém, foi mantido às escondidas com as portas trancadas e os vidros escurecidos.

A VW anotou o que os clientes pensavam sobre acabamento, conteúdo, espaço interno e motores. Um dos valores sugeridos pela empresa durante o encontro foi de R$ 58 mil, ou seja, preço próximo ao cobrado pelo Cobalt.

Portanto, afora o visual, ainda não há detalhes a respeito do Santana. Todavia, espera-se que o modelo seja produzido no Brasil, com direito ao motor 1.6 16V de 120 cv e opção de câmbio automático Tiptronic de seis marchas, a exemplo do Golf Comfortline e dos compactos Gol, Fox e Saveiro, ou até mesmo o 1.0 TSI de 105 cv do up!. 

Quase estreia em 2013

A volta do Santana chegou a ser confirmada internamente em 2012. Na época, estudava-se uma das duas opções vendidas na China por parceiros diferentes. O modelo chinês, no entanto, não teria agradado em clínicas e acabou engavetado. A Volks, no entanto, precisa atuar em novos segmentos se quer voltar a crescer. Apenas modernizar os modelos atuais, como o Gol, não trará muito mais clientes. Já se investir em segmentos como o de sedãs compactos anabolizados ou em SUVs compactos, ela consegue não só ampliar sua participação como tirar um naco dos rivais.

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade |