Depois de atribuída a produção do novo Audi Q3 à fábrica da Seat em Martorell, na Espanha, a marca espanhola não só garantiu a manutenção de centenas de postos de trabalho como também poderá ganhar um novo modelo para sua linha de automóveis. Segundo aponta reportagem da revista inglesa What Car?, o Grupo Volkswagen – dono de Audi e Seat – deu luz verde a sua divisão ibérica para a conclusão do conceito IBX, apresentado em Genebra neste ano.

De acordo com a publicação, o veículo da versão de produção terá a plataforma e possivelmente o mesmo conjunto mecânico do Q3, que tem motores das linhas TFSI (turbo com injeção direta de gasolina) e TDI (turbodiesel). O modelo apresentado no evento da Suíça possuía motorização híbrida, configuração que não deve ser mantida na primeira linha do IBX.

Outro detalhe do protótipo que pode mudar na versão final é a carroceria com apenas duas portas. O mais tradicional para o segmento, como é no Q3, são as opções com quatro acessos. A revista britânica aponta o lançamento do carro para 2012.

Thiago Vinholes

|