Conforme o AUTOO havia antecipado em janeiro, a Volvo lança no Brasil nesta terça-feira, 1, o novo S60, sedã que é uma das esperanças da marca sueca (agora de propriedade dos chineses da Geely) de recuperar o terreno perdido no país. Em 2010, a empresa caiu de 18º para 26º no ranking de vendas, sendo uma das poucas marcas e perder vendas em relação a 2009.

O modelo chega em versão única, com motor de seis cilindros 3.0 litros com 304 cv e câmbio automático de seis marchas - o preço parte de R$ 169.900.

Frenagem automática

A grande sacada do S60, no entanto, é o sistema Pedestrian Detection, mais uma inovação da Volvo, conhecida pela preocupação com segurança. O dispositivo monitora em tempo integral o movimento de pedestres à frente do veículo e, caso o motorista não tome alguma atitude, freia o modelo automaticamente em velocidades de até 30 km/h.

Apesar disso, em demonstrações recentes para a imprensa o sistema semelhante falhou, causando um imenso embaraço para a empresa. No evento de lançamento no Brasil, a Volvo promoverá testes do Pedestrian Detection para provar que ele, de fato, funciona, para sorte dos trauseuntes.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/