Problemas no sistema de partida podem ser causados por falta de manutenção ou apenas por desgaste mesmo. No entanto, mesmo com a manutenção decente, diferentes componentes do sistema podem ir se desgastando durante sua vida útil, gerando assim problemas eventualmente.

O que você ouve quando tenta ligar o seu carro?

Se o seu motor está em marcha, como de costume, e ainda se recusa a iniciar, você provavelmente está lidando com problemas com o sistema de combustível ou ignição, não um problema de arranque.

Sons podem indicar problemas elétricos em diferentes lugares

Sons estranhos ou nenhum som podem indicar problemas elétricos no motor de arranque ou em outro lugar no sistema de partida. Alguns dos problemas elétricos mais comuns são as conexões elétricas desgastadas, uma bateria sobrecarregada ou ruim, ou um componente com defeito.

Sons e seus significados possíveis

“Eu ouço um zumbido”

Motores de carro usam um pequeno dispositivo chamado acoplamento de avanço, ou embreagem unidirecional. Quando você ligar a chave de ignição para a posição de funcionamento, o solenoide de partida interliga o pinhão do motor de partida com do volante para girar o motor em “velocidade de arranque”.

No entanto, se o solenoide é muito usado para envolver o volante, tudo o que você vai ouvir é um zumbido. Em outras palavras, ouvir um zumbido pode indicar que o solenoide no arranque está desgastado.

“Eu ouço ruídos”

Se você ouve algo como ruídos, pode ser que alguns parafusos do motor estejam soltos, ou uma engrenagem ou pinhão estejam com dentes quebrados ou desgastados.

“Eu não ouço nada”

Se você tenta ligar seu carro e não consegue ouvir nenhum som, este silêncio pode ser devido a alguns problemas elétricos, como:

- bateria descarregada;

- um componente do sistema que está falhando devido ao seu desgaste;

- conexões elétricas corroídas que estão impedindo que a corrente elétrica chegue até o motor de arranque.

E você, já enfrentou algum desses problemas? Deixe seu comentário!

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |