Um dos carros mais consagrados nos EUA, a sexta geração do Chevrolet Camaro acaba de desembarcar no Brasil a partir desta quarta-feira (26).

Para melhorar o comportamento dinâmico, o cupê ficou mais compacto, perdendo 5 cm no comprimento e 2 cm na largura, totalizando agora 4,78 m e 1,89 m, respectivamente. O entre-eixos também foi encurtado para 2,81 m, enquanto a altura, por sua vez, diminuiu para 1,34 m. O estilo geral do esportivo foi mantido, com destaque para a dianteira com um fundo retangular que emoldura os faróis e a grade em uma referência à primeira geração do Camaro.

Partindo para o que interessa em um tradicional muscle car, o Camaro 2017 traz sob o capô o novo motor 6.2 V8 também utilizado pelo Corvette nos EUA. São 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm de torque a 4.400 rpm, um ganho de 55 cv e 7 kgfm em relação ao Camaro anterior. A única opção de câmbio disponível é o automático de 8 marchas com a opção de trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante.

Ainda na parte mecânica, o Camaro 2017 conta com um bom conjunto de suspensão independente para as quatro rodas do tipo multibraço. O sistema de freios conta com o preparo da grife Brembo e é baseado em discos de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, ambos trabalhando em conjunto com pinças de 4 pistões. As rodas de liga leve aro 20” utilizam pneus run flat nas medidas 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira.

O salto construtivo da sexta geração também está presente em alguns dados interessantes. De acordo com a GM, 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo, que ficou 83 kg mais leve e 28% mais rígido. Um atributo importante para um esportivo, a distribuição de peso entre os dois eixos é praticamente idêntica.

As vendas do Camaro 2017 começam a partir de novembro, iniciando pelas 100 unidades numeradas da série especial Fifty, uma referência aos 50 anos do modelo. Bem equipado, o esportivo conta com requintes como head up display, central multimídia com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, alto-falantes Bose, carregador wireless para celulares compatíveis com a tecnologia, bancos dianteiros com ajuste elétrico, memória e ventilação, ar-condicionado com 2 zonas e partida remota. O Camaro Fifty terá preço sugerido de R$ 297.000. No Salão de São Paulo será apresentada a versão SS cupê, enquanto a variante conversível chega até o fim do primeiro trimestre de 2017.

Amparada por sua rica trajetória nos EUA e um sucesso no cinema como um dos “atores” da franquia Transformers, o Camaro é um modelo que conquistou boa aceitação no Brasil. Segundo a GM, desde o fim de 2010, quando foi lançado no país, o modelo já soma mais de 5 mil unidades emplacas, um feito relevante considerando a faixa de preço do esportivo.  

 
 
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
Chevrolet Camaro 2017
Chevrolet Camaro 2017
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |