Bem que você achou que havia alguma coisa de Dodge Viper no novo Mercedes-Benz SLS AMG. Talvez a proximidade não seja apenas uma coincidência. Segundo o site Inside Line, os dois superesportivos teriam sido desenvolvidos paralelamente – mas sendo o Viper o começo de tudo.

De acordo com uma fonte do site, por volta de 2006 os engenheiros da Dodge já tinham a próxima geração do Viper quase pronta. O chassi de alumínio já estava finalizado, faltando apenas uma nova suspensão. O grupo Daimler, à época dono da Chrysler, pegou emprestado o projeto e o desenvolveu paralelamente, inserindo no carro suas próprias soluções e tecnologias. Mas aí...veio a crise financeira mundial e a Chrysler, uma das mais afetadas, desistiu do Viper, transferindo seus escassos recursos para produtos mais tentáveis.

A teoria ganha força por conta de mais um fato: quando a Mercedes começou a testar o SLS, o modelo fora fotografado sob uma mula do...Viper. A carroceria disfarçada inclusive tinha a traseira do esportivo norte-americano, mas a frente claramente é a do SLS atual. Resta esperar por uma nova geração do Viper, hoje com suas atividades encerradas, mas com possível retorno em 2012, pelas mãos da Fiat, a nova dona da Chrysler.

Rodrigo Mora

|