Com a venda de seu controle majoritário à indiana Mahindra & Mahindra, a Ssangyong recuperou o fôlego para continuar investindo em novas tecnologias após quase falir em 2010. A novidade da marca coreana é o crossover conceitual KEV2 com motorização elétrica, que será apresentado ao público durante o Salão de Seul, na Coreia do Sul, no próximo mês. Enquanto o carro não exposto no evento, a fabricante adianta um pouco do veículo em esboços, que denotam o novo padrão estético da montadora.

Segundo informe da Ssangyong, todo desenvolvimento do KEV2, incluindo seu sistema propulsor alternativo, está sendo projetado pelo próprio corpo de engenheiros da marca sediada em Seul. A versão definitiva do carro, de acordo com a programação da marca, deve se tornar realidade somente em 2013. Entretanto, informações técnicas e demais dados sobre o protótipo ainda são mantidos em sigilo.

O conceito KEV2 é um dos primeiros frutos do recente investimento da marca para a criação de novos produtos. Ao todo, a fabricante desembolsou mais de US$ 210 milhões para desenvolver novos veículos, entre eles uma nova picape e um modelo compacto, previstos também para 2013. Atualmente, a Ssangyong Motor é a quarta força automobilística da Coreia, ficando atrás de Hyundai, Kia e Daewoo.

Thiago Vinholes

|