Imortalizado nas pistas de corrida no formato sedã, o Subaru Impreza acabou ganhando uma versão hatch em 2008. E a metamorfose ainda não está completa. O próximo passo do famoso carro japonês é se tornar também um crossover, algo que o protótipo XV Concept, à mostra no Salão de Xangai, na China, já antecipa. A marca, porém, não divulgou nenhuma data de lançamento da nova versão de seu principal automóvel.

O XV é basicamente uma versão modificada do Impreza dois volumes. A suspensão foi bastante elevada e alguns detalhes estéticos foram modificados e novos elementos acrescentados. O conjunto óptico, por exemplo, tem xenônio na frente e leds na traseira. O carro também conta com para-choques mais avançados em relação a carroceria e molduras nas caixas de rodas. Destaque ainda para a grade frontal, muito semelhante a do Outback, modelo que a versão final do conceito deve substituir quando for lançado, segundo aponta o site Carscoop.

Por se tratar de um Subaru e ainda mais no estilo crossover, o XV possui tração integral e motor 2.0 boxer (cilindros contrapostos), principais características dos veículos da marca. O câmbio, entretanto, tem uma concepção diferente da usual: é CVT, com relações infinitas.

A cabine mantém um certo tradicionalismo da marca com um dose modesta de elementos mais modernos. A parte central do painel tem dois monitores: um para visualização das condições de tração das 4 rodas e outra para entretenimento e navegação GPS. O interior ainda com a iluminação natural provindo do amplo teto solar panorâmico presente no conceito, algo que o Impreza em produção ainda não tem.

Thiago Vinholes

|