A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) formalizou nesta semana um grande investimento de US$ 500 milhões em sua fábrica argentina de Córdoba para a “produção de um novo carro sobre nova plataforma modular destinado à exportação para a América Latina e outros mercados potenciais”. O anúncio contou com a presença de Sergio Marchionne, CEO da FCA, e Stefan Ketter, presidente da FCA para América Latina. A relevância da medida foi destaca pelo comparecimento de Mauricio Macri, presidente da Argentina, na solenidade.

O aporte também será utilizado para incorporar novos sistemas de produção e qualidade seguindo o padrão WCM (World Class Manufacturing), além de pesquisa, desenvolvimento e capacitação de processos e fornecedores. A FCA adiantou que a unidade de Córdoba vai abrigar “uma linha preparada para a montagem e os testes de uma nova caixa de transmissão automática que será implantada no novo modelo”.

Apesar de não antecipar nada de forma oficial, podemos dar como certo que da fábrica argentina sairão os frutos dos projetos X6S e X6H, respectivamente um sedã e um hatch que substituirão de uma só vez o Linea e o Grand Siena, além do Punto

O sedã começará a ser produzido a partir de 2017 e a previsão é que 100 mil unidades/ano saiam das linhas de montagem, portanto um modelo de alto volume. O hatch, que entrará no lugar do Punto no segmento dos chamados “compactos premium”, deverá estrear cerca de um ano depois. O novo Fiat Tipo (foto acima), que conta com carrocerias hatch e sedã na Europa, deverá servir de inspiração para o design dos projetos X6S e X6H.

É bem possível que os novos produtos contem com o motor 1.8 16V E.torQ e a caixa automática deverá ter 6 marchas. A transmissão, aliás, será bem importante na linha Fiat, que hoje carece desse tipo de câmbio. A caixa automática é um item cada vez mais desejado em qualquer segmento e o câmbio robotizado, presente na linha Dualogic da Fiat, está longe de oferecer o mesmo nível de conforto de um automático convencional. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |

Veja mais notícias da marca