As normas de emissões cada vez mais restritas e a necessidade de economizar o quer possível no uso de combustíveis geram pesquisas em várias áreas. Além disso, qualquer ganho em eficiência, por menor que seja, já conta muito.

A equipe da Toyota no Japão realizou um interessante projeto envolvendo as tintas que cobrem a carroceria da nova geração do Prius e desenvolveu uma nova camada chamada Thermo-tect, cuja principal função é realizar o processo de refração da luz solar com maior capacidade.

O segredo, segundo a Toyota, foi trocar o elemento base utilizado na produção das tintas por dióxido de titânio, que é associado a tonalidades mais claras como o branco e o prata. Com isso, segundo a marca, é possível isolar de uma forma melhor o interior do carro e diminuir o uso do ar-condicionado para manter o habitáculo a uma temperatura agradável.

De quebra, a equipe da Toyota também constatou uma maior resistência a descoloração, geralmente causada pela incidência de luzes ultra-violeta, o que ajuda a preservar um bom estado de conservação para o carro.

Pelo menos por enquanto, até para chamar a atenção, somente a chamativa cor Vivid Yellow, que você confere na foto acima, conta com a tecnologia Thermo-tect. Atualmente ela só é oferecida no Japão.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |