Parece que mesmo após escândalos de recall a reputação da Toyota frente aos consumidores e o mercado parece pouco afetada. A empresa especializada em pesquisa de mercado Kantar Millward Brown revelou na última segunda-feira (5) seu aguardado BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, que apura quais são as empresas mais valorizadas do mundo de uma forma geral e por segmentos de atuação.

Falando especificamente do mercado automotivo, a Toyota ficou mais uma vez no topo do segmento com um valor de US$ 28,7 bilhões. O número representa uma queda de 3% em relação ao apurado em 2016, a qual os analistas creditam para o crescimento nos investimentos, custos trabalhistas e desafios no setor cambial. Vale destacar que a Toyota ocupa o topo do ranking de valor de mercado entre as empresas automotivas em 10 dos 12 anos que a pesquisa é realizada.

“A Toyota é vista como uma marca de confiança e qualidade. Mesmo quando enfrentou os problemas com algumas campanhas de recall globais, os proprietários dos carros não se sentiram abalados em sua confiança com seus modelos. Por isso a Toyota entrega um grande valor há anos”, explica Peter Walshe, diretor da Global BrandZ na Kantar Millward Brown.

Em segundo lugar no ranking das marcas automotivas mais valiosas figura a BMW, com valor de mercado estimado em US$ 24,6 bilhões, uma redução de 8% em relação à 2016 devido a uma redução nas vendas nos EUA e os investimentos cada vez maiores em novas tecnologias como as que darão suporte à condução autônoma na próxima década. Na opinião de Walshe, o que projeta a BMW para o segundo lugar é justamente “o foco na inovação e a consistência em oferecer ótimo nível de dirigibilidade em seus carros”.

Em terceiro lugar, a Mercedes-Benz atingiu um valor de mercado de US$ 23,5 bilhões, uma alta de 4%. A alemã foi beneficiada por um recorde de vendas, faturamento e lucro em 2016.

Na lista dos “top 10” houve uma leve redução no valor das marcas somadas, de US$ 139,9 bilhões em 2016 para US$ 139,2 bilhões neste ano, fruto das demandas cada vez maiores por investimos em novas tecnologias de propulsão, conectividade, custo de propriedade do veículo, dentre outros.

Dentre as marcas que apresentaram bons resultados em 2017, a norte-americana Tesla figura como um dos destaques. A empresa ganhou duas posições neste ano, passando a ocupar o 8º lugar no ranking, com um valor estimado em US$ 5,9 bilhões, uma notória alta de 32%.

Confira a lista com as 10 marcas de automóveis mais valiosas de 2017:

Marca – Valor de mercado (US$ bilhões)

Toyota – 28,7
BMW – 24,6
Mercedes-Benz – 23,5
Ford – 13,1
Honda – 12,2
Nissan – 11,3
Audi – 9,4
Tesla – 5,9
Land Rover – 5,5
Porsche – 5,1

 
 
Toyota Hilux 2016
 
Toyota Hilux 2016
Toyota Hilux 2016
Toyota Hilux 2016
 
Toyota Hilux 2016
Toyota Hilux 2016
Toyota Hilux 2016
 
Toyota Hilux 2016
Toyota Hilux 2016
Toyota Hilux 2016
 
Toyota Hilux 2016
Toyota Hilux 2016
Toyota SW4 2016
 
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
 
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
 
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
 
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota SW4 2016
 
Toyota SW4 2016
Toyota SW4 2016
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/