A grande aposta da Toyota para mercados emergentes, o compacto Etios, acaba de ter sua face revelada de forma oficial. O primeiro mercado do veículo será a Índia, onde começou a ser produzido apenas na versão sedã - a hatch, batizada de Etios Liva, só estará à venda em abril de 2011. O preço do carro, segundo a fabricante, começará em Rs 4.96 lakhs, o equivalente a R$ 18.700. A partir de 2012, o veículo também será feito no Brasil, na linha de montagem que a empresa japonesa está construindo em Sorocaba (SP).

Na Índia, o Etios será impulsionado pelo motor 1.5 de 90 cv e 13,4 kgfm de torque. Já o câmbio é manual de 5 marchas. Números de performance, entretanto, ainda não foram divulgados pela marca. Mas dados técnicos sim. De acordo com a Toyota, o modelo tem 4,26 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. O porta-malas, conforme dados da empresa, possui 595 litros de capacidade volumétrica, um valor que o deixaria acima de todos os sedãs nacionais atuais.

A montadora também revelou o perfil que procura para sua novidade no país asiático: pessoas com uma condição financeira estável, homens com idades entre 30 e 45 anos e famílias com cinco a seis membros. Para atrair este público, o Etios ainda poderá ser equipado com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD (distribuição de frenagem entre as rodas por demanda) e sistema de ar-condicionado. Compradores ainda poderão optar por seis opções de cores: bege, vermelho, dois tons de prata, branco e preto.

Thiago Vinholes

|