Quase um ano após lançar a esperada família de compactos Etios e ver sua iniciativa sofrer para emplacar, a Toyota lança nesta semana a linha 2014 do modelo. E com novidades para tentar tirar um pouco da aparência excessivamente despojada do automóvel.

A principal novidade está no painel que nas versões intermediária e top passa a contar um revestimento laqueado, o famoso “black piano”, além de nova iluminação, tudo para dar um ar mais aconchegante ao interior do carro. Maçanetas prateadas e detalhes na cor do veículo completam o pacote.

Por fora, a única mudança é a dos retrovisores, que têm um formato mais atraente. A Toyota optou por não promover nenhuma reestilização prematura para corrigir as deficiências visuais do modelo, mas a montadora já planeja uma evolução nesse sentido para um futuro não muito distante.

 
 
Toyota Etios 2014 Toyota Etios 2014
Novo retrovisor com formas mais agradáveis Novo retrovisor com formas mais agradáveis
Painel passa a ter acabamento laqueado nas versões XS e XLS Painel passa a ter acabamento laqueado nas versões XS e XLS
O volante da versão XLS tem base achatada e acabamento em couro O volante da versão XLS tem base achatada e acabamento em couro
Toyota Etios 2014 Toyota Etios 2014
 
 

A Toyota também reviu o perfil de algumas versões. A intermediária do hatch, XS, que antes usava motor 1.3 agora passa a ser equipada com o 1.5 de 97 cv, ambos flex. Já a versão X ganhou vidros e travas elétricos, além do ar-condicionado já de série.

Vendas sobem, mas devagar

Eclipsado pelo Hyundai HB20 e pelo Onix, da Chevrolet, o Etios começou com o pé esquerdo sua carreira no Brasil no final do ano passado. Projetado inicialmente para o mercado indiano, o compacto chegou ao Brasil com poucos avanços a fim de agradar o público brasileiro, mais exigente. O erro de estratégia fez o Etios patinar nas vendas: enquanto seus rivais emplacavam quase 10 mil carros por mês, o Toyota sofreu para chegar perto de 2 mil carros.

Em 2013, no entanto, as vendas começaram a subir, graças ao lado mais desconhecido e melhor do carro, a mecânica confiável e bom acerto de direção. Até agosto, a versão hatch vendeu em média quase 3 mil carros por mês, ainda longe dos concorrentes, mas um volume mais adequado a maior montadora do mundo. Agora, na linha 2014, o Etios pode começar a dar alguma alegria aos seus criadores, enfim.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |