Toyota reedita picape do filme 'De Volta Para o Futuro'

Modelo Tacoma foi caracterizada da mesma forma que a picape mostrada na trilogia, numa homenagem da marca ao futurístico dia 21 de outubro de 2015

Toyota homenageia a picape preferida de Marty McFly | Imagem: Divulgação

Não há dúvida que o carro mais famoso da trilogia De Volta Para o Futuro é o DeLorean DMC-12, hoje mais sinônimo de máquina do tempo do que de um pretenso esportivo revolucionário. Mas o famoso filme da década de 80 que tem neste 21 de outubro de 2015 a famosa data em que os personagens viajam para o futuro (partido de 1985) não mostrou apenas o veículo de carroceria de aço inox.

Outra celebridade sobre rodas foi a picape Toyota novinha em folha que o personagem Marty McFly deseja ter para a famosa viagem com a namorada. Mas se o DeLorean virou apenas um sonho distante e as referências futurísticas do filme pouco se realizaram ao menos a picape ganhou um ar ‘realístico’: a Toyota lançou uma versão conceitual da Tacoma em homenagem ao modelo original.

Modificada com vários itens em referência à picape de 1985, a Tacoma lembra demais a versão de 30 anos atrás, uma prova que as picapes parecem eternas. Segundo a montadora, foram feitas as seguintes alterações:

- Pintura exterior customizada com a cor de 1985
- Suspensão off-road
- Rodas da TRD (Toyota Racing Development)
- Pneus BFGoodrich (embora a picape original usasse modelos da Goodyear)
- Amortecedores customizados na frente e atrás
- Barra de luzes customizada
- Sistemas de LEDs da marca KC
- Adesivos da injeção ‘D-4S’, destacados na época
- Saída do escapamento com o logo da Toyota
- Faróis e lanternas de design parecido com os de 1985
- Quebra mato semelhante ao da primeira picape

Merchandising ‘heavy’

Mais comum do que pensamos, o merchandising inserido em filmes é algo antigo, mas o filme De Volta Para o Futuro soube aproveitar o gancho como poucos. O caso da Toyota é um exemplo clássico. Há 30 anos, a marca japonesa ainda não gozava da imagem que tem hoje e o recurso de introduzir uma picape na história desse ‘blockbuster’ foi uma tacada certeira para criar desejo pelo produto, que rivalizava com as tradicionais, porém antigas, picapes das montadoras americanas. 

Ao menos nesse aspecto, o gosto de Marty McFly pela picape acabou antecipando uma tendência confirmada três décadas depois.