Ele já teve até seu destino ligado ao Brasil, antes que a Toyota anunciasse o projeto Etios em Sorocaba, e realmente poderia ser um modelo interessante por aqui. Mas o Yaris, como é conhecido na Europa e nos Estados Unidos, continua a ser um hatch compacto voltado para mercados mais desenvolvidos.

E agora o modelo acaba de chegar à 3ª geração. A montadora revelou o Vitz, nome usado no Japão, esta semana. O design lembra de leve seu antecessor, mas o resultado é bem mais promissor.

Segundo a Toyota, o carro ficou mais econômico e menos poluente – os motores vão de 1.0 a 1.5 litro e até tração integral está disponível em alguns países. Graças ao sistema Start-Stop, que desliga um motor quando em situações como o anda e para do trânsito, o Vitz é capaz de rodar 26,5 km com um litro de gasolina.

Com a popularização dos subcompactos nos Estados Unidos, a nova geração do Yaris pode viver outra realidade na terra de Tio Sam, onde o modelo é vendido hoje com volume discreto.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/