Se no Brasil e em vários lugares ao redor do mundo a Uber causou polêmica com os taxistas, a empresa parece que quer resolver de vez o “fator humano” de seus negócios: de acordo com alguns rumores da imprensa internacional, os responsáveis pela Uber entraram em contato com algumas montadoras que dominam a tecnologia dos carros autônomos para fazer uma compra considerável no atacado.

Segundo a revista alemã Manager Magazin, a Uber chegou a encomendar “pelo menos” 100 mil unidades da nova geração do Mercedes-Benz Classe S, o maior sedã da marca e que conta com vários recursos de condução semi-autônoma. Vale destacar que, em agosto de 2013, a Mercedes realizou uma demonstração com um Classe S especial que percorreu mais de 100 quilômetros sem qualquer intervenção de um condutor habilitado. Até o momento, porém, tanto a Uber como a Mercedes-Benz não confirmam a informação.

Apesar do apetite da Uber por modelos autônomos, especialistas são unânimes sobre o fato de que veículos desse tipo só deverão ganhar as ruas (em especial nos mercados mais desenvolvidos como EUA, Japão e Europa) por volta de 2025 e 2030, quando em especial as questões legais de circulação desses tipos de veículos deverão estar debatidas e validadas.

A BMW anunciou nesta semana que caminha não só para comercializar carros autônomos, como também quer oferecer um serviço de carona compartilhada semelhante ao Uber. “A criação de valor está mudando do hardware atual em direção ao software e serviços”, explicou Harald Krueger, CEO da BMW.

De fato os veículos de condução autônoma prometem revolucionar não só a forma, mas em especial o modo como vamos encarar nossa locomoção daqui para frente. Como depender de motoristas e seus carros ainda é uma “trava” que impede a Uber de lucrar um bom dinheiro sobre o serviço prestado, não é difícil entender porque ela deve torcer para que o Google, Mercedes e BMW, avancem rapidamente em suas pesquisas.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |