Se no resto do mundo, as peruas andam em baixa, na Europa elas têm um status inigualável. Tanto assim que quase todas as marcas as têm em suas linhas e até mesmo versões esportivas desse carro familiar por definição existem por lá.

É o caso da Insignia OPC Sports Tourer, que a Opel mostrou nesta quarta-feira, 20. Versão derivada do sedã Insignia – sucessor do Vectra no velho continente – a Tourer agora poderá ser adquirida com a sigla que ésinônimo de alto desempenho na marca alemã.

São 325 cv de potência e 44 kgfm de torque extraídos de um motor V6 2.8 turbo. A caixa de transmissão é manual de seis marchas e a tração, integral. Com esse pacote, a Insignia OPC atinge 250 km/h limitados eletronicamente e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.

Mas a perua esportiva só chegará ao mercado no final do ano. Enquanto isso, passará por um duro teste no circuito de Nurburgring, conhecido como “inferno verde”, no caso o antigo traçado da Fórmula 1, com 20,8 km de extensão, com curvas perigosas e que passa pela floresta local, daí o apelido dado pelo ex-piloto Jack Stewart.

Serão 10 000 km de testes e que devem levar cerca de 12 dias para serem atingidos.

Ricardo Meier

Ricardo Meier |