Nunca houve tantos turistas brasileiros espalhados pelo mundo como agora. Com o real valorizado perante as principais moedas, ficou barato viajar, seja para a vizinha Argentina como para os destinos no Hemisfério Norte.

Em ambos os casos, a tentação por alugar um veículo – ou mesmo dirigir até lá – é grande. Dependendo do destino, você pode escolher um modelo que não é vendido no Brasil e até híbridos, como nos Estados Unidos.

Mas, afinal, nossa carteira de habilitação vale nesses países? Sim, na maior parte das nações, porém, é importante tomar alguns cuidados. Há governos mais exigentes e que não se satisfazem com o documento brasileiro – muitas vezes, dependendo da língua, fica difícil entender uma carteira de habilitação em português.

Em alguns lugares como na Jamaica até a idade permitida pode ser bem diferente da nossa – na terra de Bob Marley a idade mínima para guiar é de 25 anos. Além disso, países como Inglaterra, Japão e Austrália usam a mão inglesa, invertida em relação à nossa e com o volante instalado do lado direito do cockpit, um desafio para quem está acostumado ao nosso padrão.

Para explicar essas dúvidas, o AUTOO criou um serviço com as principais informações para quem quer dirigir no exterior. Afinal, ninguém quer transformar suas férias em tormento sobre quatro rodas.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/