Considerado um dos modelos “best-sellers” da gama da Fiat no mercado mundial, com 3,8 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento em 2007, o pequenino 500 acaba de estrear suas primeiras mudanças visuais que chegam como novidades para a linha 2016. Apesar de manter a mesma cara, o hatch subcompacto recebeu cerca de 1.800 mudanças, sendo que as mais importantes estão no interior.

A começar pelo lado de fora, o novo Fiat 500 se diferencia pelos faróis redesenhados, agora com LEDs diurnos, grade com formato mais afilado e ligeiramente mais pronunciada, para-choques com novo formato e detalhes cromados diferenciados e lanternas traseiras de LED com desenho “vazado”.

Já no interior, o 500 2016 agora dispõe de novos materiais, novas opções de acabamento,volante redesenhado e painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas. A grande novidade, porém, fica por conta do novo sistema de entretenimento Uconnect, com tela de cinco polegadas sensível ao toque, sendo que nas versões topo de linha há navegador GPS e compatibilidade com os sistemas Android Auto e CarPlay.

Na gama de motores, o Fiat agora atende os conformes do Euro6. A linha inclui um 1.2 litro a gasolina de 68 cv e um 0.9 litro TwinAir turbo de 85 cv ou 105 cv, que oferece consumo médio de 26,3 km/l e emissões de CO2 de 90 g/km, além do 1.3 MultiJet a diesel, com 95 cv, disponível também na nova versão “Eco”, com novos equipamentos e pneus de baixa resistência à rolagem.

 
 
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
Fiat 500 2016 Fiat 500 2016
 
 

O câmbio automatizado Dualogic recebeu melhorias. A suspensão também passou por mudanças, assim como o isolamento acústico da cabine, para entregar mais conforto aos ocupantes.

Virada de jogo

Ponto de inflexão na carreira da Fiat, o 500 foi lançado em setembro de 2007 com uma grande festa na cidade de Turim, sede da montadora. Resgatando os valores do primeiro 500, o carrinho seguia os passos de outros compactos premium como o Mini Cooper: trazia interior caprichado, muita referência ao passado e um jeito divertido de dirigir - além das inúmeras possibilidades de personalização.

Desde então, a Fiat voltou a dar lucro, assumiu a operação da Chrysler, transformou-se na FCA e passou a ser uma das grandes fabricantes de automóveis do mundo, nas mãos do ítalo-canadense Sergio Marchionne. A Fiat tinha razão em comemorar sua chegada há oito anos.

Redação

Redação |