Se no Brasil ele surpreendeu a própria Mercedes, dona da marca Smart, o ForTwo já não tem agradado tantos os norte-americanos. O carrinho urbano de dois lugares vende cada vez menos na terra de Tio Sam.

Se em 2008 foram emplacados quase 25 mil unidades no ano passado esse total mal passou de 14 mil e em 2010 o volume já é 60% menor.

Não há um motivo claro para isso, mas os consumidores do país perderam o encanto com ele. Segundo pesquisas, apenas 20% dos compradores da cidade de San Francisco continuariam com ele enquanto a taxa de reprovação entre os nova-iorquinos é mais alta ainda – 91% não voltariam a comprá-lo.

Por outro lado, com a crise financeira perdendo força, as vendas de carros maiores voltaram a ganhar força e o preço alto do ForTwo – em torno de US$ 14 mil – pode ter influenciado isso.

A Smart americana agora tenta reverter a situação com campanhas de marketing que, curiosamente, até agora ignoraram a internet, onde está boa parte do seu público.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/