Embalada pela queda do IPI, as montadoras tiveram um janeiro positivo nas vendas. O mês fechou com cerca de 190 000 emplacamentos, 3% superior a dezembro de 2008 e distante do trágico novembro, quando apenas 163 000 carros haviam sido vendidos.

No entanto, a marca é quase 8% inferior ao mesmo período de 2008 quando 205 433 veículos foram comercializados, mas o ano passado já é considerado um período atípico e que não se repetirá tão cedo. Diante das circunstâncias e das incertezas que cercam o setor o resultado deverá ser comemorado pelas empresas.

Nesta quarta-feira a Fenabrave, associação que reúne as concessionárias de veículos, divulgará seu balanço oficial que apontará os dados levantados pelo AUTOO com antecedência.

Fiat mantém liderança

Nesse cenário, a Fiat manteve-se como a marca mais vendida do país, com 43 300 emplacamentos, seguida de perto da Volkswagen, com 41 000 carros, e da Chevrolet, com 38 100 unidades. A montadora norte-americana se recuperou de um final de ano negativo, alimentado pelas notícias ruins do exterior.

O Gol, da Volkswagen, também permaneceu na liderança entre os modelos, e o Uno Mille, continua à frente do Palio, apenas o 4º colocado – o Corsa Sedan foi o 3º modelo mais vendido de janeiro.

Confira o ranking de marcas e veículos nos links abaixo:

Marcas mais vendidas

Veículos mais vendidos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/