Se depender do mercado de automóveis a crise é coisa do passado. O mês de março, que seria o último do IPI mais baixo, transformou-se no 2º melhor mês em vendas da história, só atrás de julho de 2008, quando foram emplacados cerca de 273 000 veículos.

O mês passado conseguiu o feito de ultrapassar 260 000 unidades vendidas, considerando apenas automóveis e comerciais leves. Aparentemente, o efeito psicológico do fim do desconto no IPI pode ter motivado muita gente a antecipar a comprar do carro zero km, embora a extensão da medida fosse dada como certa, o que realmente aconteceu.

Em relação a março de 2008, o aumento foi de 18%, mas o 1º trimestre fechou apenas 4% acima do mesmo período do ano passado. Ainda assim, um número a se comemorar diante das dificuldades.

Fiat mantém liderança

Como esperado, a disputa pelo título de marca mais vendida do país segue indefinida. A Fiat devolveu a derrota sofrida em fevereiro para a Volkswagen e superou sua rival em pouco mais de 300 veículos – 64 406 unidades contra 64 076, números que podem sofrer pequenas correções. No acumulado, a montadora italiana tem apenas 1 000 unidades a mais que o fabricante alemão.

Já no 2º pelotão, a Honda abriu mais vantagem na 5ª posição, porém, a Toyota foi quem mais avançou, com aumento de 61% nas vendas em relação a fevereiro.

Entre os veículos nenhuma mudança nos primeiros lugares, ocupados por Gol, Palio, Mille, Corsa Sedan e Celta, mas esse último quase foi superado pelo Fox, da Volkswagen. Uma das razões do crescimento da Toyota, o Corolla foi o sedã médio mais vendido em março, vencendo seu oponente tradicional, o Civic.

Por falar em sedãs, a briga entre Siena e Voyage foi apertadíssima: o Fiat saiu na frente por meros 11 carros (7 413 contra 7 402). Já entre os estreantes, o C4 hatch foi o melhor, com 476 emplacamentos (incluem a versão VTR). O sedã compacto premium Symbol, da Renault, vendeu 301 unidades, o hatch Mercedes-Benz CLC, 102 carros, a minivan Livina, da Nissan, 16 exemplares, e o subcompacto Smart ForTwo, doze carros.

Confira as marcas e modelos mais vendidos em nossas páginas especiais:

Marcas mais vendidas

Modelos mais vendidos

Ricardo Meier

Ricardo Meier |

Veja mais notícias da marca