Com menos dias úteis e um feriado como o Carnaval, é difícil imaginar que fevereiro seja um bom mês em vendas de automóveis. Mas o improvável ocorreu. O mês passado fechou com mais de 211 mil unidades vendidas, cerca de 5% a mais que em janeiro.

As três maiores marcas começaram o ano mais emparelhadas. A Fiat mantém a ponta, mas a diferença para a Chevrolet e a Volkswagen é menor que em 2009. Essa última se recuperou de janeiro e ficou à frente da montadora norte-americana, mas no acumulado ainda está em 3º lugar.

A Renault, com uma agressiva política de descontos, cresceu mais de 14% e, com isso, manteve-se à frente da Honda, a decepção do ano. A montadora japonesa viu seus dois sedãs experimentarem vendas magras em fevereiro.

As coreanas continuam a impressionar. A Hyundai conseguiu superar a Toyota mais uma vez e é a 7ª marca mais vendida do país. Já a Kia bateu seu recorde histórico de emplacamentos com 2 964 unidades, o que significou o 11º lugar, com leve vantagem para a Mitsubishi.

Peugeot 207 Pickup aparece

Entre os veículos, poucas novidades, entre elas, a boa arrancada do Siena, que passou a ser o sedã compacto mais vendido do país, como adiantamos ontem. Entre as picapes pequenas, a nova Saveiro tem conseguido superar a Montana, mas está longe da Strada. Próxima do lançamento, a 207 Pickup, da Peugeot já aparece entre os modelos emplacados com 39 unidades.

O Hyundai i30 permanece como o hatch médio mais vendido em 2010 enquanto o Focus, que acaba de virar flex em todas as versões, ainda não decolou, perdendo até para o velho Golf. O Corolla nem toma conhecimento de seus rivais, incluindo o enfraquecido Civic, cuja versão LXL ainda não mostrou a que veio. Já a Kia ri à toa com o desempenho do Cerato, 5º sedã médio mais vendido este ano.

Durante o lançamento da linha 2011 do C3, nesta terça-feira, a Citroën previu que o mês de março deve beirar as 300 mil unidades, o que pode significar um novo recorde.

 

Confira as marcas e carros mais vendidos em nossas páginas especiais de ranking:

Os carros mais vendidos em fevereiro

As marcas mais vendidas em fevereiro

Os carros mais vendidos em 2010

As marcas mais vendidas em 2010

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/