Como de costume, a Volkswagen comemorou na última quarta-feira (20) o Dia Nacional do Fusca, que reuniu fãs do veículo em eventos realizados por diversos fã-clubes em vários estados do País. A empresa alemã celebrou ainda os 70 anos de produção do modelo, lançado como “Tipo 1”, que mais tarde se tornaria conhecido internacionalmente como Beetle e, por aqui, como Fusca.

O Volkswagen Fusca foi produzido no território nacional de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996, com mais de 3 milhões de unidades produzidas. De acordo com a fabricante, o destaque do modelo era a combinação de “baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhões e condições de uso mais difíceis”.

Antes de ser montado por aqui, o Fusca foi importado da Alemanha em 1950 como “Volkswagen Sedan”. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por sedãs grandes, o carro se destacava. Após três anos, o modelo começou a ser montado com componentes importados e, em 1959, fabricado na primeira unidade da VW fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo (SP).

Sete anos após ter sua produção paralisada, em 1986, o Fusca voltou à linha de produção a pedido do então presidente da República, Itamar Franco, em 1993. O modelo voltou a ser fabricado em uma versão movida apenas a etanol, e deixou de ser produzido três anos depois.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, líder do mercado por 27 anos.

 
 
 
 

Internacionalmente, o Fusca continuou sendo montado no México (onde é conhecido como “Vocho”) até 2003.

Em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle, com linhas inspiradas no modelo original e construído sobre a plataforma do Golf de quarta geração, que somou mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010 (ano em que deixou de ser produzido). Já no ano 2012, a marca anunciou no Brasil a chegada do Novo Fusca, com linhas mais esportivas e um motor 2.0 TSI de 211 cv e câmbio DSG de dupla embreagem.

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934. 

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade |