As vendas de carros caíram em maio, como era esperado. Estima-se que a redução tenha sido de cerca de 10% - os números definitivos ainda não foram divulgados -, mas no mesmo nível de 2009.

A Fiat manteve a liderança, mas nunca a diferença para a Volkswagen foi tão pequena, de menos de mil carros. Enquanto a montadora italiana emplacou 54,9 mil carros, a alemã ficou perto de 54,3 mil unidades – a GM mantém a 3ª colocação com 46,5 mil.

No acumulado, a diferença entre as duas primeiras ficou próxima de 20 mil unidades, pouco menos que a venda do Gol em um mês. O momento foi oportuno para a VW já que a Fiat ainda se adapta a chegada do novo Uno. O compacto, somado ao Mille original, vendeu mais de 14 mil carros, ultrapassando o Palio no acumulado. Este, por sua vez, perdeu participação com a queda de cerca de 3 mil unidades de um mês para o outro. Aliás, a Volks poderia até ter superado a Fiat caso não estivesse em via de substituir a perua SpaceFox em junho – apenas o restante do estoque estava disponível nas concessionárias.

Em 5º lugar pela primeira vez

A surpresa foi a Hyundai conseguir pela primeira vez terminar um mês na 5ª colocação. A marca coreana bateu não só a Honda como também a Renault, que ocupa essa posição no acumulado do ano.

Embora esteja em 7º no acumulado, é uma questão de tempo para que a Hyundai supere a Honda e siga com tranqüilidade até o final do ano como a 6ª marca mais vendida do país.

Estréias

A picape Hoggar, da Peugeot, estreou com 377 unidades vendidas, ainda num mês incompleto, enquanto isso outra picape, a média Amarok, ficou um pouco atrás, com 361 exemplares. O crossover Sorento teve 88 unidades vendidas e até o Cielo, apresentado na semana passada, já acumulou 62 carros emplacados.

Dois modelos ainda não oficialmente lançados estrearam no ranking: o hatch Face, da Chery, já tem 135 unidades vendidas e até mesmo a inédita minivan crossover da Citroën, o C3 Aircross, teve 26 veículos emplacados, provavelmente pela própria marca para uso no lançamento em breve.

Confira nossas páginas especiais do ranking:

Carros mais vendidos em maio de 2010
Marcas mais vendidas em maio de 2010
Carros mais vendidos em 2010
Marcas mais vendidas em 2010

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/