Muito alardeado pela montadora, finalmente o facelift de meio-ciclo para a sétima geração do Volkswagen Golf foi revelado na Europa. Se não trouxe praticamente nada de muito novo por fora, como era esperado, o modelo deu um belo salto na parte interna e sob o capô. O chefão da marca também aproveitou a estreia do Golf “7,5” para anunciar que ele “é o início da maior ofensiva da marca na história envolvendo o lançamento de novos produtos, sendo que até 2020 a Volkswagen terá toda sua gama renovada”, declarou Herbert Diess.

Começando pela parte interna, o Golf 2017 europeu chama a atenção pela generosa tela de 9,2”, praticamente o tamanho de um tablet, da central multimídia Discover Pro, a mais sofisticada oferecida pela Volkswagen. O equipamento passa a ser capaz de reconhecer comandos por gestos, sendo o primeiro modelo da categoria a oferecer esse recurso. Outro destaque do novo Golf europeu é o painel de instrumentos totalmente digital Active Info Display, que permite configurar as informações a serem exibidas de acordo com as preferências do motorista, priorizando ou mesclando dados de navegação, computador de bordo, sistema de som, dentre outros.

Cada vez mais sofisticado, a intenção clara da Volkswagen é posicionar o Golf em condições de disputar clientes com modelos como o Mercedes-Benz Classe A e o BMW Série 1. Sucesso de vendas no Velho Continente, mesmo por lá o segmento dos hatches médios está sofrendo os efeitos da ascenção dos SUVs compactos, é bom destacar.

Outro avanço relevante do Golf 2017 na Europa foi a mistura do assistente de permanência em faixa (Lane Assist) com o piloto automático adaptativo (ACC), que permitiu à Volkswagen criar o “assistente de tráfego congestionado”, em uma tradução livre para o Traffic Jam Assist. O recurso de condução semi-autônoma pode ser usado em velocidades até 60 km/h e pode controlar a aceleração, frenagem e direção para aliviar o motorista da estressante situação de ter que controlar o carro em um engarrafamento. Com isso, o Golf torna-se o primeiro modelo da categoria a oferecer um recurso do tipo.

Sob o capô, o Golf também reserva boas novidades na Europa. Coube a ele estrear o motor 1.5 TSI Evo, com 150 cv e que traz o sistema de desativação de cilindros (Active Cylinder Management) para ajudar na economia de combustível. Ainda mais interessante é a variante BlueMotion do 1.5 TSI Evo, que tem a potência reduzida para 130 cv, porém traz um interessante recurso de “coasting”, que é capaz de desligar completamente o propulsor quando o carro encontra-se em velocidade constante e o motorista tira o pé do aceledor. O recurso permite ao Golf BlueMotion entregar números de consumo próximo ao de um carro híbrido.

A versão GTI, por sua vez, teve a potência elevada para 230 cv e 245 cv na opção GTI Performance. Além dos propulsores revistos, a Volkswagen também anunciou a chegada de uma nova transmissão de dupla embreagem com 7 marchas, que ao longo dos anos vai substituir os câmbio de 6 marchas com o mesmo sistema de atuação.

Como é possível notar nas imagens, as poucas alterações na parte estética do Golf 2017 europeu ficam por conta dos novos para-choques, novos faróis com luz diurna de LED e as lanternas que passam a receber iluminação pelos diodos emissores de luz. A Volkswagen também promete revelar na próxima semana o Golf com propulsão elétrica, chamado e-Golf, que entregará uma melhora na autonomia.

Procurada pelo AUTOO, a Volkswagen do Brasil nos respondeu que as alterações lançadas no Golf europeu, infelizmente não estão previstas para o modelo fabricado por aqui. Como você confere na galeria de fotos, a station Golf Variant também recebeu as mesmas melhorias do hatch. Como é importada do México para o Brasil, é bem possível que a "perua" chegue aqui com as novidades em 2017. 

 
 
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
 
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf 2017
Volkswagen Golf Variant 2017
 
Volkswagen Golf Variant 2017
Volkswagen Golf Variant 2017
Volkswagen Golf Variant 2017
 
Volkswagen Golf Variant 2017
Volkswagen Golf Variant 2017
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |