Eis a Kombi do futuro. A Volkswagen mostrou na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, o novo conceito Budd-e, que pode dar origem a uma nova perua para a linha da marca, prevista para ser lançada nos Estados Unidos em meados de 2017. O modelo traz visual moderno, alta tecnologia embarcada e motorização elétrica.

O novo Budd-E Concept ostenta uma enorme grade na dianteira, faróis de LED, portas traseiras corrediças, lanternas traseiras diferenciadas com formato que invade a coluna “C” e o aerofólio e rodas de 21 polegadas. Há ainda retrovisores digitais, painéis solares instalados no teto e uma espécie de “esconderijo” no para-choque traseiro.

Nas medidas, são 4,59 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,83 m de altura, com distância entre-eixos de 3,15 m.

O interior do protótipo traz como destaque um visor curvo que abriga três telas configuráveis de forma individual. Os comandos, porém, são feitos através de gestos, sem a necessidade de tocar nas telas. Basta movimentar a mão próximo ao painel para determinar alguma função. Além disso, há reconhecimento de voz para qualquer ocupante, ou seja, se um passageiro solicitar o ajuste da temperatura da sua zona do ar-condicinado, por exemplo, o comando será realizado.

Ainda na cabine, o Volkswagen Budd-E dispõe de dois bancos dianteiros convencionais, que podem girar para trás quando o modo de condução autônoma está em operação, e um traseiro mais envolvente. Nos demais destaques, há um sistema que permite ao motorista interagir com o veículo, com o uso de um smart watch, que pode alertar caso a pessoa esqueça algum objeto dentro do automóvel, por exemplo.

 
 
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
Volkswagen Budd-e Concept Volkswagen Budd-e Concept
 
 

Na motorização, o conceito é equipado com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. No bloco dianteiro, são 136 cv e 20,4 kgfm, enquanto o traseiro gera 170 cv e 29,6 kgfm, chegando a 306 cv e 50 kgfm. Esse aparato, de acordo com a VW, leva a “nova Kombi” de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e alcançar velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia é de 533 km, sendo que 80% da capacidade das baterias pode ser recarregada em 30 minutos.

O Budd-E é construído sob a nova plataforma MEB, desenvolvida especificamente para carros elétricos e híbridos plug-in. De acordo com a marca, a nova arquitetura foi projetada para acomodar grandes conjuntos de bateria e componentes de acionamento elétrico, sem afetar o espaço e a dinâmica do veículo. 

Redação

Redação |