Praticamente sem concorrentes em seu segmento, o Scirocco é um modelo único na Volkswagen. O cupê é uma espécie de evolução esportiva do Golf, mas com personalidade própria. Ele voltou à linha da marca alemã no ano passado após um hiato de 16 anos.

Agora a Volks foi além na proposta de alta performance do cupê ao lançar a versão “R”, a mais potente de sua história. Equipado com motor 2.0 TSI de 265 cv (o mesmo que está presente no Audi TTS, entre outros), o Scirocco R atinge facilmente 250 km/h de velocidade máxima e a superaria se não fosse o limitador eletrônico. A aceleraçãode 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos com câmbio manual e 6,4 usando a consagrada transmissão DSG, de dupla embreagem.

Em relação ao Scirocco normal, a versão R traz uma suspensão mais baixa, com novos amortecedores e molas, freios maiores, de 345 mm de diâmetro na frente e 310 mm atrás, além de um novo diferencial eletrônico também usado no Golf GTI.

O carro também recebeu refinamentos aerodinâmicos como spoiler, entradas de ar maiores, nova grade e também novas rodas aro 18 e faróis de neblina que usam leds.

O Scirocco R começa a ser vendido na Europa em setembro, mas não há planos de exportá-lo para fora do continente, por enquanto.

Ricardo Meier

Ricardo Meier |