Só mesmo a Volkswagen para ter grife de motores. Se a montadora é lenta para reagir a novos segmentos ou mudanças de mercado (é só lembrar que passados 14 anos do lançamento do EcoSport, a marca até hoje não tem um SUV compacto), ela compensa essa dificuldade com avanços tecnológicos que geralmente viram referência no setor.

O motor TSI é um desses pontos altos da Volks. A junção de injeção direta de combustível e turbo é hoje seguida por várias concorrentes, mas difícil tirar o brilho do seu produto. Quem anda num carro com motor 1.4 TSI e vê o ótimo equilíbrio entre potência, torque e consumo sabe do que estamos falando.

Pois bem, tudo isso para dizer que o 1.4 TSI vai virar história: a VW apresentou nesta semana seu novo 1.5 TSI, motor que substituirá o anterior em vários modelos na Europa. E, claro, com muito mais eficiência.

 
 
Novo motor 1.5 TSI Evo: até 150 cv e 10 mais econômico
 
Novo motor 1.5 TSI Evo: até 150 cv e 10 mais econômico
Novo motor 1.5 TSI Evo: até 150 cv e 10 mais econômico
Curvas de torque e potência do novo motor 1.5 TSI
 
Curvas de torque e potência do novo motor 1.5 TSI
Curvas de torque e potência do novo motor 1.5 TSI
Ficha técnica do novo motor 1.5 TSI Evo da Volkswagen
 
Ficha técnica do novo motor 1.5 TSI Evo da Volkswagen
Ficha técnica do novo motor 1.5 TSI Evo da Volkswagen
Os novos componentes do motor 1.5 TSI
 
Os novos componentes do motor 1.5 TSI
Os novos componentes do motor 1.5 TSI
 
 

O novo propulsor contará com turbo de geometria variável, uma inovação em motores pequenos. Com isso, será mais forte – potência de 130 cv a 150 cv, dependendo da versão -, mais ágil (toque acima de 20 kgfm) e econômico: 10% de consumo a menos que o 1.4.

Alguns segredos do novo motor estão no peso menor, na taxa de compressão mais alta e num cabeçote mais eficiente – até o sistema que desativa os cilindros em certos regimes foi adicionado.

O modelo que deve estrar o motor 1.5 TSI deve ser o Golf e seu primo A3, da Audi. Mas isso na Europa. Por aqui, a novidade deve demorar, é claro.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |