E as previsões foram confirmadas. Após ter lançado a nova geração do Gol e reintroduzido o sedã Voyage no mercado, a Volkswagen retomou a liderança em vendas no Brasil. Os números preliminares de fevereiro apontam para um total de 46 598 emplacamentos da marca alemã contra 44 980 unidades da Fiat, que permanece a 1ª colocada no acumulado de 2009.

Em um mês com poucos dias úteis, a Volks conseguiu elevar suas vendas em quase 14% enquanto a Fiat obteve apenas 4% de crescimento. Um dos principais responsáveis pelo avanço da marca alemã foi o sedã Voyage. O compacto conseguiu vender mais até que o Siena, da própria Fiat, que era o 2º colocado no segmento há anos e sentiu a chegada do concorrente.

Chevrolet volta a cair

Em relação a fevereiro de 2008, a Volkswagen melhorou também seus números em 9,3%. Já a Fiat caiu quase o mesmo percentual – 8,6%. A Chevrolet permanece como 3ª colocada no geral, porém, voltou a perder mercado depois de uma leve recuperação em janeiro. Uma das causas foi o lançamento do novo Vectra, que deixou de ser vendido enquanto os novos exemplares chegavam às concessionárias.

Confira o ranking de fevereiro nos links abaixo:

Ranking de marcas
Ranking de veículos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/