Volkswagen T-Roc: um SUV compacto com a receita alemã

Modelo será fabricado no Brasil e chegará para disputar mercado com Honda HR-V e cia.
Volkswagen T-Roc 2018

Volkswagen T-Roc 2018 | Imagem: Divulgação

Ela entra no aquecido segmento dos SUVs compactos muito depois das concorrentes (lembre que o Ford EcoSport ganhou as ruas do mercado brasileiro em 2003...), mas a Volkswagen espera que seu T-Roc dê uma chacoalhada na categoria que está fervilhando por aqui e na Europa. Como brincou a própria VW parafraseando o nome de seu mais novo SUV, ele está “ready to rock” (pronto para agitar) a categoria.

Já sabemos que a Volkswagen adota uma postura muito conservadora antes de entrar em um segmento no qual não tem muita experiência. Assim foi com a Amarok, por exemplo, na categoria das picapes médias e assim será com o T-Roc. O segredo que os alemães prepararam para projetar o T-Roc no segmento hoje liderado pelo Honda HR-V no Brasil reside na tecnologia para conforto e segurança dos passageiros.

Pelo menos na Europa – e muito provavelmente por aqui também, onde será produzido – o T-Roc contará com uma gama de 10 assistentes de condução avançados que poderão ser adquiridos como opcional. Dentre eles podemos destacar o monitoramento da área frontal do veículo (Front Assist) com o sistema de frenagem autônoma de emergência (City Emergency Braking), assistente de permanência em faixa (Lane Assist), controle de velocidade adaptativo (ACC), assistente de estacionamento, dentre outros. Até mesmo o chassi ajustável (DCC) será oferecido para o SUV. Muitos desses recursos sequer figuram como opcionais para a maioria dos utilitários esportivos compactos hoje à venda no Brasil.

Até o momento a Volkswagen não deu nenhum detalhe técnico do T-Roc, algo que deverá ocorrer possivelmente no Salão de Frankfurt quando ele será revelado ao público. A marca adiantou que na Europa o T-Roc terá opção de três motores a gasolina da família TSI e outros três a diesel da gama TDI. Um dado interessante é que o sistema de tração integral 4Motion será disponibilizado para o modelo, um recurso interessante para aqueles que fazem questão da tração nas 4 rodas.

Aqui no Brasil, por sua vez, é bem possível que o T-Roc conte com o motor 1.0 TSI como uma de suas opções de motorização, o que já está confirmado para o Polo. O câmbio no T-Roc nacional deverá ser o automático de 6 marchas, outro item que estará presente no hatch. Para a Europa, o T-Roc terá como opção automática a caixa de dupla embreagem com 7 marchas.

Versatilidade também deverá ser um atributo do T-Roc, bem como na maioria dos SUVs compactos. A VW promete um espaço para carga de 445 litros no porta-malas ou 1.290 litros com o banco traseiro rebatido. O assento é bipartido na proporção 60/40, o que ajuda a combinar o transporte de cargas mais volumosas com o transporte de passageiros. A capacidade é muito boa para o uso familiar e supera levemente a do Honda HR-V, que pode transportar em seu porta-malas 431 litros de bagagem e mais 6 litros logo abaixo da tampa do assoalho.

Além do visual robusto e esportivo, que pelo menos agrada bem nas fotos e vídeo, o T-Roc trará algumas soluções mais “descoladas” para agradar o cliente do segmento. O modelo, por exemplo, será o primeiro SUV da Volkswagen a contar com a opção de pintura em dois tons, com o teto contrastando com o restante da carroceria. Assim como o Polo, a opção do painel de instrumentos digital deve conferir mais sofisticação ao T-Roc e, para agradar àqueles de espírito mais jovial, a VW vai oferecer opções de personalização inclusive na parte interna, com detalhes no painel e console central seguindo a cor da carroceria. Também será oferecido, na Europa, os pacotes Style e Sport para o T-Roc, sendo que o segundo conta até com bancos esportivos. 

O início das vendas do T-Roc está previsto para novembro deste ano na Europa. Por aqui, no mesmo mês teremos a estreia do novo Polo brasileiro, seguida pelo lançamento do Virtus ainda no primeiro semestre de 2018. Logo, o T-Roc produzido em São José dos Pinhais (PR) pode ser esperado para o segundo semestre do ano que vem. O preço? Pode esperar algo gravitando na faixa de R$ 80.000 a R$ 100.000 ou até um pouco a mais, onde hoje se encontra a maior parcela de venda desse segmento. Seguramente, se você está de olho em um SUV compacto, vale esperar pela chegada do T-Roc às lojas.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa